Redescobrindo as cachoeiras de Penedo – Texto de Helaine Batista @helainebatista

 Texto de Helaine Batista @helainebatista

DSC01079“Com certeza, você já se banhou na queda de uma cachoeira. Sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira”

A Banda Planta & Raiz conseguiu verbalizar em música a maravilha que é viver um banho de cachoeira com a intensidade merecida! Hoje, é a microbacia do Rio das Pedras que nos convida a um passeio pelo caminho de suas águas.

Primeira parada: Três Cachoeiras

Aqui começa a aventura pelas principais cachoeiras de Penedo. Além do cenário de quedas d’água em desenhos de pedras incríveis, as Três Cachoeiras contam com um grupo de comerciantes locais – parada ideal para levar uma iguaria artesanal e fortalecer os pequenos produtores.

Há que considerar a limpeza das águas na hora de dar o mergulho tão refrescante! Rodeada pela Mata Atlântica, nosso maravilhoso cenário conta com a contribuição de cada aventureiro de plantão para recolher e o seu resíduo na hora de ir embora.

Com um pouquinho de disposIMG_6597ição, desfrutamos da vívida Cachoeira de Deus

O nome não é coincidência. Sem dúvida, esta é a mais espetacular. Após cerca de sete minutos de trilha leve, o barulho das águas é tão vívido quanto os passos. O viajante pode decidir qual lugar será mais de seu agrado. A cachoeira conta com diversos pontos confortáveis para banho e apreciação, além de uma queda de cerca de dez metros.

Aí sim, seguimos a pé ou até mesmo por poucos minutos de carro até o Poço das Esmeraldas que é…IMG_6586

Um encanto! O lugar é perfeito para um pequeno mergulho e forte apreciação da transparência das águas. Para os mais audaciosos, existe uma pedra que possibilita pequenos saltos. Também há a possibilidade de subir pelas pedras até a cachoeira Três Bacias.

*Curiosidade: Uma atenção especial era dada às cachoeiras por uma personalidade do local, o comerciante e artesão Jô. Ele possuía uma Cabana em frente ao Poço das Esmeraldas e sempre tomou as providências diante das autoridades pela limpeza local. Nosso querido amigo e guardião das cachoeiras já não está mais aqui, todo seu cuidado, certamente nos deixa um legado de proteção às cachoeiras.

Chegamos, então, às Três Bacias

A Cachoeira recebe este nome por suas três pequenas quedas, formando três bacias de tamanhos diferentes. Ideal para fotos. Os mais aventureiros continuam a subir pelas pedras, ou trilha, encontrando pequenos poços para banho. Há, ainda, a possibilidade de escorregar de uma bacia para outra. A paisagem permanece exuberante, mas a estrada com grandes alterações dificulta o acesso.


Apesar de todos fazerem parte da natureza, nem toda a população se sente, de fato, participante dela. Qualquer descuido com a mata ciliar e poluição das águas tem um preço. O lado bom é que temos em nossas mãos a chance de zelar por nosso bem comum ao mesmo tempo em que zelamos pela nossa própria saúde. Ao visitar lugares como este, aproveite para tomar cuidados especiais:

– Use roupas e calçados adequados para a sua segurança

– Preserve a vegetação local, não depredando nenhuma parte do verde

– Mantenha distância segura dos animais nativos que encontrar

– Busque não alterar em nada o cenário que encontrar, seja com música, comida, resíduos ou objetos. Lembre-se de que várias vidas e dinâmicas acontecem ali e são sensíveis à sua presença.

Texto de Helaine Batista @helainebatista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s