Texto de Helaine Batista @helainebatista
Com tantas opções e informações para cruzar na hora de escolher uma Pousada, alguns de nós acabam por negligenciar uma parte importante da viagem: o Planejamento. Prepare o Checklist, pois separamos algumas dicas que farão diferença na hora H da sua aventura:
- Atenção ao que é importante para cada um – Não adie mais. Você sabe as concessões que pode fazer num orçamento mais apertado, mas tem aquelas condições das quais não abrimos mão, não é mesmo? Então, pegue um pedaço de papel e enumere do que não abre mão. Aqui vão algumas sugestões: Localização, horários de check-in e check-out, café da manhã, vista, banheiro dentro do quarto, serviço de alimentação, aparência dos quartos, internet e faixa de preço.
- Decida que tipo de viagem quer fazer – Nós podemos escolher entre descanso e aventura ou um equilíbrio entre eles. Mas precisamos saber sobre o que produziremos expectativas ou eliminá-las antes de colocar o pé (direito) para fora de casa.
- Verifique a programação local para o que escolheu – Existem Pousadas que fazem parcerias com diversas empresas locais. Se escolher Ecoturismo, procure um local com programação adequada para o período que escolheu (parece óbvio, mas esquecemos dos detalhes) e vá além: Pergunte sobre as parcerias da Pousada. Ela pode lhe oferecer descontos em vôos de Parapente ou se a idéia for relaxar, em massagens, por exemplo.
- Respeite um senso comum dos participantes – Quando saímos para uma pausa na rotina, queremos realizar nossas vontades. É importante que se converse ao menos sobre as possibilidades que o local oferece. Se ela não gosta de aventuras, reserve um momento de relaxamento enquanto você curte um rappel agendado por você mesmo ou pela recepção e vice-versa.
- Procure experiências – Busque fotos oficiais e todas as informações que você puder sobre a Pousada que previamente escolheu, mas vá além, novamente. O marketing mudou porque nossa experiência com o produto mudou. Hoje temos acesso à experiência antes de comprar o produto: a experiência dos outros. O que era boca a boca virou trunfo ou derrota para as empresas nas redes sociais. Explore isso. Instagram, Facebook, Blogs, visite a todos que conseguir.
- Limpeza, silêncio, localização – Escolhi estes itens após as redes sociais porque são extremamente experienciais. O silêncio pode ocorrer até mesmo numa Pousada próxima ao centro, dependendo de sua localização. O local pode ser próximo ao centro, mas muitas vezes possua um caminho escuro ou uma estrada íngreme e você necessite de um táxi. Muitas fotos nos trazem uma idéia de limpeza, por exemplo, mas sabemos o quanto uma foto pode transmitir uma idéia enganosa. Já os relatos de quem já esteve no lugar podem ser mais sinceros. Use e abuse!
- Tenha jogo de cintura – Problemas acontecem em qualquer lugar. Por mais que não desejemos isso, indesejáveis imprevistos podem fazer parte da aventura. Não seja intolerante com o estabelecimento apenas porque gastou para estar ali ou porque imaginou a perfeição em forma de atendimento. Neste momento, você já terá passado pelas fases de planejamento, logo teve boas razões para escolher este lugar. Caso haja algum problema reporte à recepção e busque a gerência a fim de negociarem a melhor solução para o inconveniente. Pousadas com bom atendimento costumam trabalhar com compensações, já que buscam a satisfação dos seus clientes.
Espero que tenhamos lhe ajudado. O que achou? Caso tenha alguma dúvida, por favor, deixe-nos saber aqui nos comentários. Caso tenha mais dicas, compartilhe conosco 😉
Por Helaine Batista
@helainebatista