Baile Finlandês – Texto de Helaine Batista @helainebatista

Texto de Helaine Batista @helainebatista

BAILE.pngPenedo tem uma história incrível, vale a pena conhecer e caminhar por nossas ruas à procura de vestígios da cultura finlandesa, que é tão rica e nos deixou um recheado legado. Hoje, porém, não é um dia em que avistamos apenas vestígios de algo e sim mergulhamos completamente na experiência de ser um finlandês – através da dança!

Hoje é dia de Baile Finlandês!

Eu explico. Todo primeiro sábado do mês, às 20h30 o Clube Finlândia abre os históricos portões para valsas, polkas e mazurcas! O Baile finlandês é uma riqueza que só Penedo tem – em todo o Brasil – e pode ser apreciado por qualquer visitante ou morador. Trata-se de uma grande festa do grupo Amigos da Dança Folclórica de Penedo que reúne danças antigas e folclóricas e é mantido pelos imigrantes e seus descendentes. Tornou-se uma tradição!

932937908-XG

No meio do Baile, normalmente, o grupo faz uma apresentação que é espetacular!

O Baile em si é um convite para aprender a dança e os costumes dos finlandeses diretamente com eles ou seus descendentes. As músicas na maior parte do tempo são variadas, não somente as típicas finlandesas – jenkka , letkis – valsas, tangos, polcas e mazurcas, mas também samba, rock e músicas em geral dos anos 80, 90. Certamente, esta é uma noite diferente de todas que você já viu.

O Clube Finlândia não tinha esta finalidade no início, pois foi construído para atividades comerciais dos imigrantes. A data oficial de sua fundação foi dia 1º de maio de 1952. Ele funcionava como um Armazém e faz parte da história dos nossos colonos. No entanto, após duas grandes mudanças nas atividades, decidiram dedicar o Clube às práticas culturais.

A atual sede não é esta de 1952 e sim uma outra construída na década de 1980 com ajuda dos recursos dos bailes de sábado e ao lado do Museu Eva Hilden da Arte e da Cultura Finlandesa de Penedo, que também vale a pena ser visitado.

Na época, o presidente do clube, Alva AthosFagerlund decidiu que este não deveria se modernizar; mas procurar voltar às suas origens. E é isso que vivemos hoje, pessoal, pois cada Baile é um momento único e extraordinário.

1 yh5dxabo5NlNhcWuisjsEgA visita já vale a pena pelo salão principal que tem uma decoração típica dos antigos salões de dança finlandeses. Grandes painéis com tapeçarias e pinturas de artistas finlandeses enfeitam o espaço, retratando passagens antigas das festividades.

Além da Decoração, os visitantes ainda podem casualmente experimentar alguma das iguarias gastronômicas finlandesas. No entanto, é importante se informar no Clube sobre a apresentação e/ou comida típica no dia escolhido para a visita, pois como já disse em outra matéria, sempre há a possibilidade de um imprevisto/cancelamento.

Normalmente, visitamos um lugar e gostamos de comprar algo que nos lembre como foi bom estar ali ou algo que funcione como uma parte dele, mas não seria maravilhoso vivenciá-lo de tal forma que não haveria objeto que se comparasse a isto?

Aqui está a sua chance.

Take it.

baile-finlandes-em-penedo-2016

*O Baile acontece todo primeiro sábado de cada mês e em sábados de feriados prolongados, a partir das 20:30h, no histórico salão de baile do Clube Finlândia. O ingresso custa R$ 15,00. Estudantes e idosos pagam meia-entrada.

Para quem tiver mais interesse, basta clicar no Youtube e ver uma série de vídeos a respeito. Inclusive disponibilizamos aqui um link da participação do grupo no programa “Esquenta” da rede Globo.

O TridAdvisor também possui uma série de comentários sobre este dia =) também separamos o link para você.

Divirta-se!

Outras informações:

Clube Finlândia
Avenida das Mangueiras 2601, Largo Finlândia.
Tel. (24) 3351–1374
E-mail: clubefinblog@gmail.com
Clube Finlândia no Facebook: facebook.com/clubefinlandia

Museu Eva Hilden da Arte e da Cultura Finlandesa de Penedo
Anexo à sede social do Clube Finlândia. Sábados e domingos das 10h às 15h. Acervo: centenas de objetos trazidos da Finlândia; arte, artesanato, fotos e documentos que contam a história da Colônia Finlandesa de Penedo. Ingressos: R$ 10,00.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s