Brincadeiras para viagem! – Texto de Helaine Batista @helainebatista

Texto de Helaine Batista @helainebatista

indice

O Dia das Crianças está chegando, mas a diversão não fica só por conta delas. É o momento que os adultos aproveitam para relaxar e se divertir com as festividades tanto quanto os pequeninos. É hora de voltar a ser criança! Inclusive, por ser feriado, é a quebra da rotina que ambas as partes precisavam para um tempo de melhor qualidade com os filhos, podendo realizar até pequenas viagens. Por isso preparamos uma série de brincadeiras que os pais podem liderar durante a aventura do trajeto!

Antes de tudo, caso viaje de carro, não deixe de realizar aquela revisão, conferindo freio, pneus, e tudo o mais que importa para segurança. Caso contrate um serviço, não se esqueça dos documentos. Prepare uma mochila pequena com uma reserva de água, suco, biscoitos, chocolates e frutas (no entanto, lembre-se de que líquidos e frutas não podem fazer parte de sua bagagem de mão na hora de embarcar em um avião). Inclua agasalhos leves, lenços de papel, lenços umedecidos e medicamentos de uso regular, além de fazer a seleção de músicas no USB ou através de CDs, pequenos brinquedos e jogos, papel, lápis, livros e algumas revistas. Pronto! A viagem já virou um sucesso!

garotinho_volante

Dependendo da idade, não é preciso muito esforço para entreter a criança. Os bebês dormem muito e quando estão despertos, só necessitam de leite e de um brinquedinho com luz ou barulhinho para distraí-los. Vale também cantar uma canção ou contar uma música infantil para que o pequeno se relaxe.

Os “maiorzinhos” se entediam facilmente e fazê-los ficar parados e sentados durante horas pode ser um verdadeiro desafio. Há famílias que equipam seus carros com aparelhos de DVDs portáteis e até telinha para que as crianças possam ver os seus filmes preferidos. São os tempos modernos! Ainda que seja este o seu caso, aproveite o tempo juntos para reforçarem os laços de amor e interagirem melhor com os pequenos, essas brincadeiras irão alegrar tanto a sua viagem quanto estadia!

São elas:

  1. Aplicativos, jogos online e sites educativos: Toda família sabe que é importante controlar o tempo das crianças em frente às telas do computador e dos tablets, numa viagem podemos usar essas ferramentas em nosso favor. Que tal promover breves competições entre vocês? A turminha vai adorar.
  1. Brincando de teatro: Vamos estimular a criatividade das crianças brincando de teatrinho? Pode ser com fantoches feitos com meias velhas ou com papel, por exemplo. Se as crianças quiserem virar os personagens, encoraje-as.
  1. O objeto oculto: Uma das crianças escolhe um objeto que está à vista no ambiente, diz a cor dele e espera que os outros jogadores o encontrem. Ela também pode dar outras dicas. O primeiro que achar o objeto escolherá o próximo, na próxima rodada.
  1. Jogo dos pontinhos: Em um papel sulfite, coloque vários pontinhos, cada quatro formando um quadrado. O jogador deve ligar dois pontos em cada jogada, formando retas. Quem fechar um quadradinho, deve colocar a sua letra inicial dentro dele. O jogo termina quando todos os quadrados estiverem fechados e ganha quem tiver o maior número de letras.
  1. A letra mágica: Todos os participantes escolhem uma letra do alfabeto. Na sua vez, a criança recita uma frase em que todas as palavras comecem pela letra escolhida. Quem se enganar, ou não falar nada, é eliminado. A frase mais engraçada ou inteligente marca um ponto. O vencedor é quem obtiver mais pontos.

images

  1. Era uma vez: Escolha um objeto pequeno, que vai passar de um participante para o outro (pode ser uma bolinha ou uma caneta, por exemplo). Tirem na sorte quem vai ficar com o objeto. O sorteado deve olhar pela janela e escolher um personagem para começar uma história. Ele pode dizer algo como “Era uma vez um menino” e aí passa o objeto para quem quiser. O escolhido tem de continuar a história, acrescentando algo que está vendo na paisagem. Se ele viu um cachorro, por exemplo, pode dizer “Era uma vez um menino, que encontrou seu cachorro, o Rex”. A brincadeira continua até alguém achar um final engraçado para a história.
  1. Cantoria: Tirem na sorte quem será o primeiro a pensar numa palavra que faça parte de uma música, como por exemplo, “coração”. O participante que cantar qualquer música com essa palavra ganha um ponto. Se alguém cantar exatamente a música que o jogador inicial pensou, ganha cinco pontos. A brincadeira segue até que todos os jogadores tenham sugerido ao menos uma palavra. Vence quem somar mais pontos!
  1. Placa do Carro: Selecionem um participante que vai olhar as placas dos carros ao redor até encontrar um veículo com placa de um estado diferente do seu. Ele deve então dar três dicas sobre o lugar. Se for Minas Gerais, por exemplo, ele pode dizer algo como “cidades históricas, pão de queijo e doce de leite”. Quem descobrir de qual estado do Brasil ele está falando, vai procurar uma placa para a próxima rodada.
  1. Duas verdades, uma mentira: A primeira pessoa faz três afirmações sobre si mesma. Duas são verdadeiras, uma é falsa. Por exemplo, seu filho poderia dizer: “Eu tirei 10 na prova de ontem; eu fui eleito o garoto mais legal da sala; eu vou participar do time de futebol da escola”. Todo mundo mostra ao mesmo tempo com os dedos se a afirmação um, dois ou três é a falsa. Revele a resposta e passe a vez para a outra pessoa dizer três frases.
  1. Escolha uma cor: Cada ocupante do carro escolhe uma cor e deverá contar o número de veículos do seu tom que passarem pela estrada. Vocês podem definir um tempo determinado para a brincadeira (10 minutos, por exemplo) e vence quem tiver optado pela cor que predominar em mais carros durante o período estabelecido.

Brincar promove a socialização, integração e a noção de cooperação na criança. Além de desenvolver os aspectos cognitivo, psicomotor e afetivo, ou seja, a família só tem a ganhar!

Agora, algumas brincadeiras para quando chegarem ao seu destino:

  1. Chicotinho queimado

Pegar um pedaço de pano para ser o chicotinho queimado. Um participante será o mestre e esconderá o chicotinho sem que as outras vejam. Depois todos saem para procurar. Quando um participante chegar perto do chicotinho escondido o mestre deverá dizer “está esquentando”; se ele se afastar, o mestre dirá “está esfriando”. Vence quem conseguir achar o chicotinho.

  1. Banho de chuva

Férias de verão combinam com chuva. E chuva combina com criança feliz! Começou a pingar? Deixe as crianças livres para brincar e correr. A sensação de liberdade é maravilhosa e você pode entrar na brincadeira também. Por que não?

  1. Brincadeiras clássicas

Pular corda e elástico, rodar bambolê, brincar de esconde-esconde e pega-pega… Não esqueça nunca das brincadeiras clássicas infantis. Elas agradam a todas as crianças, nunca saem de moda e podem ser feitas dentro e fora de casa.

  1. Guerra de bexigas

Nos dias de chuva, aproveite para recolher água com ajuda da criança. Depois, quando o sol aparecer, encha um monte de bexigas para brincar com as crianças em um dia de calor. Sim, guerra de balões é diversão certa!

  1. Caçada ao Tesouro

Deixe uma prenda escondida em algum lugar do ambiente. Em locais diferentes, coloque papéis que contenham as pistas que levarão ao tesouro. A primeira deve levar os participantes à segunda e assim sucessivamente até chegar na última, que será o prêmio. Esse jogo pode ser individual.

Um bom piquenique também pode ser uma grande ideia! Os lugares que visitamos nos feriados costumam ser cercados de verde! Aproveite e faça um Programa diferente com toda a família! Aquele lugar pode ficar marcado no coração dos pequeninos para sempre de forma positiva.

Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s