10 coisas para fazer ao visitar Penedo – Texto de Helaine Batista @helainebatista

Texto de Helaine Batista @helainebatista

A Pequena Finlândia tem atrativos que nem sempre estão à mostra à primeira vista do visitante. Compras e Gastronomia tendem a tomar 80% da nossa atenção. Não mais! Reunimos atividades imperdíveis para que você desfrute o melhor de nosso charmoso Vilarejo!

1. Vivenciar a Cultura Finlandesa

Apesar de um tanto descaracterizado de sua proposta inicial, Penedo ainda possui uma rica herança dos seus primeiros colonos, o que o torna um destino pra lá de especial! Sendo assim, como visitar Penedo e permanecer alheio ao que enriqueceu a sua história até aqui?!

Caso você esteja na região no primeiro sábado do mês, não deixe de ir ao Baile finlandês, no Clube Finlândia. É imperdível! Temos uma matéria especial sobre esta grande Festa aqui. Outra opção é visitar o Museu Finlandês Eva Hilden, ao lado do Clube Finlândia. Entre o acervo estão centenas de objetos trazidos da Finlândia pelos imigrantes desde o começo da colonização. Também existem grandes riquezas na área da Gastronomia, como pastas e licores especiais produzidos somente aqui. O chutney de manga da colônia e o biscoito de gengibre piparkakku, ainda são feitos nas cozinhas das senhoras imigrantes e podem ser encontrados nos melhores empórios de Penedo.

  1. Visitar as cachoeiras

Em Penedo, as cachoeiras mais conhecidas são: Três Bacias, Poço das Esmeraldas, Palmital, Cachoeira de Deus e Três Cachoeiras. Imperdíveis, claro! E já rendem passeios maravilhosos!

Mas se você quiser ir aos arredores, irá se surpreender com a beleza da região. Na Serrinha, a visitação aos poços do camping é passeio obrigatório e incrível (!) No entanto, é necessário ter extremo cuidado com seu impacto no ambiente: não deixe nada que levou ou leve nada do lugar. Tais cuidados são requisitos essenciais para visitação. Na Região de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, encontramos a Cachoeira do Marimbondo, Santa Clara, Santuário, Poção de Sete Metros e Escorrega. Sem contar as cachoeiras mais distantes e escondidas, que podem ser visitadas através de passeios com guias.

  1. Voar de Parapente

A Mata Atlântica proporciona um visual único de incontáveis tons de verde para um inesquecível vôo! Esta opção é para os mais aventureiros ou para aqueles que querem desafiar a si mesmos! Uma dica: Informe-se antes de fazer sua reserva na Pousada de sua preferência sobre as possibilidades. Existem parcerias exclusivas no Vilarejo.

  1. Andar de Quadriciclo

quadriciclo

Também é considerada uma aventura =) Os passeios fazem uma rota de cachoeiras! Geralmente param para que os visitantes possam tirar fotos e tomar banho também! Uma ótima opção para casais!

  1. Visitar a Casa do Papai Noel

Penedo

Praticamente uma cidade cenográfica, as lojinhas que cercam a Casa do Papai Noel são uma formosura! Você não vai cansar de tirar fotos! No meio existe uma pontezinha mais que charmosa! Fora as comidinhas que são uma delícia. Dentro desta “vila” existem lojas de roupas, acessórios, quadros, doces, cachaças, Correio (Para aqueles que são estilo “vintage” e querem alegrar alguém de longe enviando um cartão postal), cerveja artesanal, chocolates e sorvetes deliciosos, além de objetos para decoração e peixinhos para se ver no lago. Outro passeio imperdível.

  1. Assistir a Projetos de Música Autoral

screenshot_2016-10-18-23-23-29-1

Penedo atrai músicos do mundo inteiro. Eles costumam permanecer por um tempo realizando um intercâmbio cultural que resulta em Projetos musicais fantásticos. Como o centro do vilarejo comporta vários Barzinhos, você não pode deixar de se deliciar com a música ao vivo local. E não é para encher lingüiça… A qualidade desses músicos é inspiradora. Entre os ritmos mais tocados estão o blues, jazz, samba, rock, sambarock, forró, mpb e poesia.

  1. Provar Cervejas Artesanais

screenshot_2016-10-18-23-23-41-1

Vários cervejeiros também decidiram pousar por aqui. Os amantes do Malte irão se refestelar. Em Penedo, encontramos lugares como a Casa do Fritz e Penedo Brew Pub, onde você consegue visitar o processo de produção da Cerveja. Temos outras produções locais também, fora barzinhos que possuem cervejas do mundo todo. Penedo vem se tornando, nos últimos anos, um prestigiado centro de microcervejarias artesanais, inclusive premiadas.

  1. Skydive

A emoção de pular de paraquedas é inesquecível! Claro que precisamos de MUITA coragem para colocar um plano desses em ação. A boa noticia é que não é necessário nenhum tipo de aula ou preparo. A 4000 metros de altura, você e seu instrutor saltam (ai que nervoso!) conectados com um paraquedas confeccionado para duas pessoas. Após 1 minuto de queda livre a 250 Km/h, o paraquedas é acionado pelo instrutor (ufa).

Adrenalina para mais 30 anos de vida, com certeza. Os saltos duplos são realizados todos os finais de semana na Skydive Resende, cidade que fica a 15,6 km de Penedo, cerca de 20 minutos de carro.

  1. Provar a Gastronomia local

Penedo é conhecido pelas Trutas! Entretanto, existem outras opções de cardápio que vale a pena experimentar ao passar por aqui. Caminhando pelo Centrinho de Penedo, você encontra restaurantes que oferecem comida de vários países diferentes, como Alemanha, Itália, Japão e México! Além disso, os Cafés são recheados com produções locais de doces e biscoitos, inclusive finlandeses. Para uma noite romântica e caprichada, Maringá é dona de um clima perfeito. É um passeio encantador visitar Maringá (Rj e Mg) durante a noite. Se estiver frio, não deixe escapar o Rodízio de Fondue ♥

  1. Provar o Chocolate artesanal e visitar o Pico do Penedinho de uma só vez

casachoc

Mesmo fazendo parte da Gastronomia, o chocolate artesanal de Penedo merece atenção à parte. São combinações de sabores que você vai querer experimentar mais de uma vez. Existem ao menos mais quatro opções para comprar chocolates artesanais por aqui. A Casa de Chocolate (foto) da qual estamos falando fica logo antes do Centrinho de nosso Vilarejo. Chegando lá, você precisa pegar a autorização que dá acesso ao Pico do Penedinho.

O Pico do Penedinho é um mirante com altitude de 600 metros. Geralmente é negligenciado pelos visitantes, pois fica dentro de uma propriedade particular e comporta um horário para visitação, que é de 9h20 a 15h30. Para quem gosta de trilhas é uma alegria encarar os 20 minutos de subida, pois chegando no cume, é possível ver praticamente todo o Penedo, parte dos municípios de Itatiaia e Resende e a nossa bela Serra da Índia.

Agora sim! Com esta lista em mãos, você está mais do que preparado para uma grande aventura no coração da Mata Atlântica.

4 Respostas para “10 coisas para fazer ao visitar Penedo – Texto de Helaine Batista @helainebatista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s