Dicas para vivenciar a cultura finlandesa em Penedo – Texto de Helaine Batista @helainebatista

Texto de Helaine Batista @helainebatista

Penedo está situado aos pés das montanhas onde fica o 5º ponto mais alto do Brasil, o pico das Agulhas Negras (2791m).  É ponto estratégico entre as duas cidades mais famosas do Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo. Como se não bastasse, é conhecido por suas belezas naturais e clima agradável! Mas o que de fato diferencia Penedo das demais regiões do país é a presença da cultura do país escandinavo de onde vieram os seus primeiros colonos.

Um exemplo expressivo é o Baile finlandês, que acontece em todo primeiro sábado do mês, no Clube Finlândia, e conta com uma apresentação especial do Grupo Folclórico de Penedo. Se você pretende visitar Penedo, este é um Programa imperdível para toda a família e precisa da presença dos visitantes para continuar. Trata-se de um mergulho riquíssimo na cultura, pois além da apresentação, alguns descendentes dos finlandeses participam expressivamente e estão sempre dispostos a trocar informações com os convidados. Temos uma matéria especial sobre esta grande Festa aqui.

Outra opção é visitar o Museu Finlandês Eva Hilden, ao lado do Clube Finlândia. Ele possui um acervo com “centenas de objetos trazidos da Finlândia pelos imigrantes desde o começo da colonização finlandesa de Penedo, artesanato e obras de arte que contam a história da única colônia finlandesa do Brasil e muita informação tanto sobre as antigas tradições finlandesas quanto sobre a Finlândia moderna” – Acervo Penedo.com.

Para tornar a experiência mais saborosa, recomendamos procurar pelas iguarias que os finlandeses nos deixaram na área da Gastronomia, como pastas e licores especiais produzidos somente aqui. O chutney de manga da colônia e o biscoito de gengibre piparkakku, ainda são feitos nas cozinhas das senhoras imigrantes e podem ser encontrados nos melhores empórios de Penedo.

suomalainensauna111017

Finalizando a experiência, que tal uma sauna originalmente finlandesa? Algumas Pousadas possuem a estrutura da Sauna finlandesa à disposição do hóspede ou até mesmo para visitação.

Curiosidades sobre a Sauna

Uma das terapias mais relaxantes e benéficas para o corpo humano, essa técnica é bem antiga e foi criada oficialmente na Finlândia, apesar de já existir de forma rústica em antigas civilizações.

“A sauna é um símbolo de nosso país e até hoje é o primeiro cômodo que um finlandês ergue quando vai fazer uma casa. Atualmente existem 2,2 milhões de saunas para 5,2 milhões de habitantes”, palavras do antropólogo Juha Pentikäinen, da Universidade de Helsinque, na Finlândia.

Em geral, a estrutura é de madeira, possui tamanhos variados e geralmente são cômodos onde não há luzes. As pessoas costumam ir totalmente nuas. Elas usam um tipo de pano somente para forrar a madeira antes de sentar, deve ser para causar algum conforto. Há quem diga que a sauna é o banho finlandês. Em geral, as pessoas parecem considerar o ato de não ir à sauna uma certa falta de higiene. Após a sauna o que se faz é correr para a neve! (Caso ela tenha caído recentemente).

O tipo mais tradicional, a chamada savu sauna (“sauna de fumaça”), era uma construção escavada no pé de um morro, formando uma espécie de caverna subterrânea. Para os pioneiros finlandeses, a sauna era considerada um lugar sagrado, onde se purificavam o corpo e o espírito. A invenção finlandesa deu origem ao tipo que hoje conhecemos como sauna seca. O banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga.

Entre os benefícios diretos desta prática estão: limpeza da pele, eliminação de toxinas, relaxamento físico e mental, entre outros.

Caso você esteja na Finlândia, assim que avistar possibilidade de neve, não perca a oportunidade de fazer uma sauna tipicamente finlandesa:

SAUNASTA LUMEEN, LUMESTA SAUNAAN! (Da sauna para a neve, da neve para a sauna!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s