Dicas para o Começo do Ano – Texto de Helaine Batista @helainebatista

janeiro

Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã…

*Texto de Helaine Batista @helainebatista

Nesta letra, Chico Buarque mistura a poesia com reflexo da opressão sentida na Ditadura Militar. Ótimo, mas não pegaremos esta via 🙂 E sim, o cotidiano!

Começo de ano e velhas promessas:

quem-nunca-todolist

Todos os anos, o mês de Janeiro traz um otimismo renovado para mudarmos. Não devemos jogar isto fora, pelo contrário! Aproveite este ânimo!

Acredito que se levarmos a sério ao menos uma das promessas para 2017, ganharemos força para completar o resto da lista durante o ano!

Para ajudar, decidimos fazer uma matéria a respeito dessas tantas coisas que desejamos, mas além de desejos, separamos dicas para você, que começa o ano já tendo que lidar com tantas questões financeiras! Afinal, você, eu e tantas outras pessoas passam pelo mesmo “ritual”.

São gastos com matrícula e mensalidade, material escolar, IPTU, IPVA, licenciamento e seguro obrigatório, além de dívidas assumidas no cartão de crédito! Calma, tudo isso também passará. Basta que nos apliquemos na organização. Confira algumas dicas:

1. Pagamentos à vista Na medida do possível, assuma o pagamento das contas em parcela única. O desconto para pagamento integral do IPTU pode chegar a 20% em algumas cidades. Avalie os descontos concedidos. Na verdade, o ideal é se preparar durante todo o ano para estas contas do início, mas sabemos que existem anos que chegam a ser inviáveis para tal feito. Então, analise quais contas devem ser priorizadas. Nem sempre o parcelamento é um vilão. Entretanto, não deixe sair do controle, anote tudo! Não deixe que outras dívidas se acumulem. Tenha em mente que o começo do ano que vem pode e deve ser planejado hoje.

2. Use o dinheiro do 13º salário para as contas de começo de ano Um dos melhores presentes que podemos nos dar é nos livrar das dívidas o quanto antes. O 13º é um bom instrumento para abolir estas contas de seus pensamentos.

3. Cuidado com as liquidações de início de ano Podemos nos deparar nesta época, com liquidações pós-Natal e promoções “imperdíveis”. Alguns casos podem ser bem atraentes! Pergunte-se sempre se precisa realmente de um produto antes de dar o próximo passo. Caso, decida-se pela compra, faça uma boa pesquisa de preço! Não se deixe levar, lembre-se que as lojas estão precisando vender.

Achamos aqui planilhas para gastos pessoais. Baixe a que mais se adequa ao seu ritmo e caminhemos rumo a um ano diferente!

Além do financeiro, há boas dicas do que se fazer para dar aquela renovada! Após tantos exageros, que tal fazer um plano de alimentação equilibrada e cheia de energia? Sei que já estamos no meio de janeiro, mas ainda é tempo de colocar em prática novos comportamentos a fim de nos motivar a cumprir o resto daquela lista!

Aqui vai a Receita de um Suco Detox maravilhoso! Ele tem o objetivo de diminuir o impacto negativo causado pelas toxinas no nosso corpo (alimentos industrializados, embalagens plásticas, medicamentos) e ainda pode diminuir o inchaço que persistiu.

suco-detox-com-couve-pepino

Suco detox de pepino:
½ pepino pequeno
1 pera
Um punhado de hortelã fresca
1 limão descascado
1 punhado de salsinha
½ copo de água
Depois é só bater tudo junto no liquidificador e apreciar!

Pronto! Ainda é tempo de colocar nossos anseios de começo de ano em prática. Muitos estão voltando à rotina por agora. É o tempo certo. Transformemos as resoluções de ano novo em uma reinvenção da forma como vivemos! Feliz comportamento novo, pessoal! Decida o que realmente importa hoje!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s