Aventura nas alturas! – Texto de Helaine Batista @helainebatista

Texto de Helaine Batista @helainebatista
Você está decidido. É a sua hora. Data confirmada. Previsão do tempo em perfeitas condições. Um Blend de chá de camomila, capim limão e erva-doce de véspera para conseguir domar a ansiedade e pronto, lá está você prestes a realizar uma das experiências mais emocionantes da sua vida! 🙂
Seguindo adiante com o nosso desafio, sem mais delongas, é hora de voar!
Mas será que fez tudo certo? Pois bem. Estamos aqui para não lhe deixar errar.
A primeira coisa a se pensar é se a rampa mais próxima de você seria a mais alta da região. Depois disso, busque informações sobre quais condições de vento são dominantes nela. Procure juntar os fatores a fim de prever a quantidade de minutos que será possível ficarem no ar. Em alguns casos, vale até a pena viajar por uma rampa mais adequada a um voo prolongado. Portanto, verifique altura e condições normais de vento. A Rampa de Visconde de Mauá tem 770m da área de pouso.
Segunda coisa: É vital observar que tipo de profissional irá lhe instruir e acompanhar nesta experiência. Relembrando a matéria anterior, deve-se procurar instrutores de escolas especializadas neste esporte. Eles devem possuir e compartilhar com você o conhecimento das condições meteorológicas do local, dos pontos de pouso e resgate. O principal é escolher instrutores credenciados pela ABVL (Associação Brasileira de Voo Livre). A entidade de âmbito internacional responsável pela manutenção da prática como esporte é a FAI, Federação Aeronáutica Internacional.

 

azeitona4

Azeitona

De tempos em tempos, o piloto faz um curso específico que o coloca em diversas situações de perigo no parapente, a fim de lhe proporcionar larga experiência na administração do aparelho em situações de risco. Além disso, Azeitona é o único piloto da região a participar de competições. Escolhas que certamente o mantém com o preparo atualizado e, como conseqüência, oferece maior segurança aos seus corajosos clientes. Certificado de que escolheu um piloto altamente qualificado, é hora de conferir os itens que fazem parte do equipamento:
parapente_equipamentos_penedo

Tudo certo? Agora é com você. Sente-se bem para voar? É normal sentir um pouco de enjoo lá em cima, principalmente se ficar olhando para baixo ou nas correntes de ar ascendentes. Na matéria passada dei algumas dicas de cuidados a se tomar antes do voo, vale a pena conferir. Agora sim! Feito o Check-list, é a hora de relaxar e curtir a aventura.

Copa Zoar
Caso você seja da região do Vale do Paraíba, uma boa maneira de se tornar mais próximo do voo livre é marcando presença na Copa Zoar. Todo ano, o Clube Zoar realiza este evento a fim de gerar recurso para investimento na Rampa, já que somente a anuidade dos pilotos não é suficiente. A Competição de voo livre gira em torno da modalidade Cross country. Nessa modalidade, o objetivo principal é conseguir, ao final do voo, atingir a maior distância no menor intervalo de tempo possível. “A Copa Zoar é uma brincadeira. A Competição é leve e leva em consideração o Tempo de vôo e precisão de pouso.”- Conta o Instrutor de Vôo livre André – da Escola Pé no Ar, em Penedo.
O Evento acontece desde 2010 e possui outras atrações, tais como muita música (Rock e Blues), brinquedos para as crianças e expositores de equipamentos de várias marcas. Mais do que uma competição, a festa funciona como um grande encontro entre pilotos da região.
Gostei e quero ir além. O que faço?
Realize outro voo duplo, mas agora o de instrução. O voo duplo de instrução é o primeiro passo para quem quer entrar para o mundo do voo livre, seja de asa-delta ou parapente. Ele também é feito com instrutores credenciados. O diferencial é que você irá testar sua capacidade de lidar com fatores como altura e velocidade. Lá em cima, ainda poderá ter uma explanação sobre o equipamento e suas funcionalidades, pouco mais sobre metereologia, segurança em vôo, pouso e decolagem.
A partir daí você saberá melhor do esporte e obterá as informações necessárias do custo que envolve a prática dele. Se possível, escolha um instrutor com equipamento disponível para seus alunos, assim, você só comprará um, de acordo com seu objetivo, quando realmente estiver decidido. O limite é o céu.
“O ser humano é muito plano. Mas existem algumas atividades que já nos permitem ter ideia de altura. O surfista, por exemplo, aprende mais rápido. Piloto de Motocross também. Tudo gira em torno da ideia da terceira dimensão, o que modifica nossa mente”. – Azeitona.
A Entrevista na íntegra com esse fera do Parapente, você confere na próxima matéria 😉 Lembrando que:
Os voos livres são realizados todos os dias, dependendo da condição climática. O agendamento é feito diretamente com Azeitona – Instagram @azeitona_penedo / Face Azeitona Penedo / Fan Page AZ VOO LIVRE / Telefone (24)99253-5023 –  Gravação de Dvd com fotos e vídeo.

azeitona1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s